sábado, 23 de novembro de 2019

O FOLCLORE! HISTORIA DOS DEZ SACIS!

Minha aula teve o objetivo de colocar meus pequenos em contato com diferentes manifestações da cultura popular, levar ao reconhecimento da importância do folclore na historia de um pais, e ainda estimular a imaginação e a criatividade , incentivando o gosto pela leitura , contação de historias , pelos cantos e danças folclóricas e outras. 




ANTONIO CONTANDO A HISTÓRIA PARA OS COLEGAS.
Eram dez os sacizinhos;
E nunca mais se moveu,
E sobraram nove.

Eram 9 os sacizinhos;
Um comeu biscoito              
O biscoito estava velho,              
E sobraram oito.

Eram 8 os sacizinhos;              
Um foi de charrete,              
A charrete embarcou,              
E sobraram sete.

Eram 7 os sacizinhos;              
Um foi contra as leis,              
Então teve de fugir,              
E sobraram seis

Eram 6 os sacizinhos;              
Um colocou brinco,              
Era um brinco enferrujado,              
E sobraram cinco

Eram 5 os sacizinhos;              
Um foi ao teatro,              
O teatro pegou fogo,              
E sobraram quatro.
Um comeu arroz,              
O arroz era mofado,              
E sobraram dois. 
Eram 2 os sacizinhos;              
Um ficou de jejum,              
O jejum foi demasiado,              
E sobrou só um. 
Sobrou só um sacizinho;              
Comeu urucum,              
Urucum não é comida,              
E não sobrou nenhum.

FIM!!!



PROJETO HIGIENE E SAÚDE

ESCOVAR OS DENTINHOS 
 HÁBITO CRIADO DESDE BEM PEQUENOS NO CRECHE.

























DIA DE FILME NA SALA


 O DIA DE FILME NA SALA E ASSIM !!!
FILME :BOB E O TREM DAS CORES.

PIPOCA GOSTOSINHA COM SUQUINHO DE FRUTAS!!!



Crianças vão aprender

prontamente sobre as cores

outros conceitos 

se os incluirmos naturalmente

na conversação diária.

Por exemplo:

No lugar de perguntar

Qual maçã você quer?



 Essa ou aquela?

Podemos perguntar

Você quer a maçã vermelha ?

Você quer a maçã verde?

Em outro momento podemos solicitar:

Você pode buscar aquela bola azul?

E assim por diante…


Somos capazes de identificar

Outras situações em que isto pode acontecer

as cores das roupas

durante a higiene

as trocas de fraudas

na arrumação para a saída

as cores dos alimentos

na hora do lanche 

do almoço

Na hora da história,

comentar a ilustração do livro

Outro aspecto do trabalho com conceitos como a cor é a tendência de simplificar e padronizar a realidade que apresentamos para os pequenos na creche.




Cores: muito mais do que azul, amarelo e vermelho!


C